PORTO REAL
Os moradores da cidade que quiserem ter um acompanhamento nutricional já podem contar com um aliado. A Prefeitura, por meio da Secretaria de saúde do município, está ampliando o atendimento nutricional aos moradores nas unidades de saúde. Com a medida, a população ganhou mais comodidade em relação às consultas e até mesmo aos agendamentos de nutrição, que são realizados nas próprias Unidades de Saúde da Família (USF’s). As nutricionistas realizam os atendimentos toda 2ª, 4ª e 6ª feira nas USF’s e 6ª feira, na Casa da Mulher das 8h às 17 horas. Cerca de 500 procedimentos são realizados mensalmente. O usuário que se interessar pelos atendimentos deve procurar a USF mais próxima da residência para realizar o agendamento ou ligar para a secretaria de Saúde no telefone 3353-4047.
As sete Unidades de Saúde da Família e a Casa da Mulher realizam a nível ambulatorial os atendimentos nutricionais que são coligados com os programas de saúde da mulher, da criança, diabetes e hipertensão. Além do atendimento individual existem, uma vez por mês, os atendimentos em grupo e palestras. Durante essas capacitações são feitas atividades de educação e orientação em saúde. Além disso, são avaliados os pacientes que apresentam maiores riscos de obesidade ou desnutrição.
Nas consultas individuais os pacientes passam por uma triagem feita por técnico de enfermagem que mede peso, altura, circunferência abdominal e realiza a verificação da pressão sanguínea. Em seguida a médica nutricionista realiza perguntas básicas sobre a saúde do paciente, calcula o IMC (Índice de Massa Corpórea), analisa exames de sangue e urina, prescreve a dieta do paciente e faz a orientação nutricional.
“Praticamente todos os bairros do município terão essa assistência especializada, cujo acréscimo chega a 50%, em se tratando de número de consultas na Atenção Básica. Com isso, estamos aumentando a capacidade produtiva dos nutricionistas da rede municipal”, explicou o diretor da Atenção Básica, Rogério Novaes.
Segundo a subsecretária de Saúde, Vanila Rocha, objetivo é melhorar a qualidade de vida da população. “Expandimos o atendimento nutricional na rede a fim de tentar diminuir o índice de obesidade e melhorar ainda mais a qualidade de vida. Através desses atendimentos, o paciente passa a ter hábitos alimentares mais saudáveis”, reforçou Vanila.
AHUDA AOS PACIENTES
O trabalho de nutrição teve início em 2009 e desde então muitos pacientes obtiveram êxito em relação à perda de peso. “Há dois meses procurei uma nutricionista na rede a fim de fazer uma reeducação alimentar, pois tenho gastrite e recebi encaminhamento. O trabalho é muito eficaz, cheguei a perder 4 kg nesse tempo”, conta a estudante Patrícia Silva, de 20 anos.
Para a prefeita Maria Aparecida da Rocha Silva, a Cida (PDT) é uma preocupação da Prefeitura promover atendimento completo para inibir o índice de obesidade existente no município. “Expandir a possibilidade de consultas é aumentar o nível de qualidade de vida para a população. Esse é o nosso objetivo, proporcionar para a criança, adulto e idoso, condições de saúde cada vez melhores”, comentou Cida.