Hoje a linha entre público e
privado, pessoal e profissional, é muito tênue, por isso, as recomendações do
CRN-3 aos nutricionistas em redes sociais são:
[01] Redes sociais pessoais:
O ambiente
profissional exige uma postura com mais formalidade, diferente da que mantemos
diante dos amigos ou familiares e deve estar alinhada com os princípios éticos
da profissão. Uma maneira de atuar com segurança e eficiência nas redes sociais
é elaborar um perfil alinhado com o tipo de relacionamento que você deseja
trabalhar.
[02] Conteúdo com profissionalismo:
- cuidar
da sua imagem pessoal:
Selecione cuidadosamente a sua
foto do perfil, avaliando traje, postura
e cenário.
- evitar
divulgação sensacionalista:
É aquela que tem como
característica um tom espalhafatoso ou exagerado e que concede ao público a
ideia de algo excepcional, mesmo que o conteúdo conte com algum
fundamento/referência.
- evitar
a autopromoção:
É a procura de benefício pessoal,
enaltecendo as próprias qualidades, quando da divulgação ao público de assunto
que deve ter essencialmente caráter
educativo, informativo e impessoal.
O Código de Ética
do Nutricionista diz:
Art. 22. Relativamente à publicidade, é vedado ao nutricionista:
I - utilizá-la com objetivos de sensacionalismo e de autopromoção;
- considerar
a qualidade da informação:
As informações devem estar
sustentadas nos princípios da Ciência da Nutrição, com reconhecimento
científico comprovado, atento para pronunciamentos que possam oferecer
insegurança à população.
Não se esqueça de avaliar,
periodicamente, a necessidade de atualizar o conteúdo técnico, indicando
referências bibliográficas científicas.
- considerar
a linguagem da informação:
O conteúdo da informação sobre
nutrição deve ser exato, de fácil entendimento, com linguagem clara, objetiva e
didática, ponderando a linguagem formal e a coloquial, atento às normas
gramaticais.
Fonte : CRN 3
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