HEALTH EDUCATION TO
OSTOMY PATIENTS: A BIBLIOMETRICS STUDY
ORIENTACIÓN A LA SALUD DEL OSTOMATO: UN ESTUDIO DE BIBLIOMETRÍA
Audrey
Garcia Reveles1, Regina Toshie Takahashi2
RESUMO
Este
trabalho objetivou identificar a produção científica sobre orientação ao ostomizado, publicada entre 1970 e
2004 e classificá-la segundo quantidade, cronologia de publicação, função
exercida pelos autores, procedência, tipo, assunto, origem e palavras-chave; utilizando a metodologia
bibliométrica. As 27 publicações foram coletadas no banco de dados DEDALUS,
nas bases de dados LILACS, MEDLINE e de uma docente da EEUSP (referência
nacional em ostomia). No total, 19 são nacionais, oito internacionais e
escritas principalmente por enfermeiros e estomaterapeutas. Os tipos são:
dissertações, teses, folhetos, livros e artigos. A procedência dos materiais
é da academia, laboratorial e hospitalar. A década de noventa é a que
concentra o maior número de trabalhos nesta área temática. Todos têm como finalidade elevar a
auto-estima dos pacientes para fazê-los sentir que, mesmo com uma ostomia,
eles podem levar uma vida normal. Assim, o estudo mostrou que a enfermeira
como educadora de um ostomizado deve conhecer tais publicações para melhorar
a assistência.
DESCRITORES
Educação em saúde.
Ostomia.
Enfermagem.
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ABSTRACT
This study has as its objective to identify the
scientific studies dealing with the orientation to patients submitted to
ostomy published between 1970 to 2004 and to classify them according to
quantity, chronology of publication, authors’ function, source, kind of
study, topic, origin and key words by using the bibliometrics methodology. A
total of 27 publications were collected in the DEDALUS databank, in the
LILACS and MEDLINE databases and from a professor of the University of São
Paulo’s Nursing
School (EEUSP, which is a national reference in ostomy in Brazil). Of
these, 19 were written by Brazilians and 8 by nonBrazilians; most were
written by nurses and enterostomal therapists. Dissertations, theses,
orientation manuals, books and articles were found. The origin of the
material was academia, laboratories and hospitals. The 1990s concentrated the
largest number of studies in this thematic area. All of them have the purpose
of elevating patients’ self-esteem in order to make them feel that, even with
an ostomy, they can have a normal life. Thus the study concludes that the
nurse, as an educator for the ostomy patient, should be acquainted with those
publications to improve the assistance he/she provides.
KEY WORDS
Health
education.
Ostomy.
Nursing.
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RESUMEN
Este
trabajo tuvo como objetivo identificar la producción científica acerca de la
orientación al ostomato, publicada entre 1970 y 2004 y clasificarla según la
cantidad, cronología de la publicación, función de los autores, fuente,
clase, asunto, origen y palabras-clave; utilizando la metodología de
bibliometría. Las 27 publicaciones se encuentran en la base de datos DEDALUS,
LILACS, MEDLINE y en la base de datos de un profesor de la EEUSP (referencia
nacional en ostomía). En suma, 19 son nacionales y 8 internacionales; están
escritas principalmente por enfermeros y terapeutas enterostomales. Las
referencias son: disertaciones, teorías, prospectos, libros y artículos. Los
materiales son de la academia, del laboratorio y del hospital. La década de
los noventa concentró el mayor número de trabajos en esta área temática.
Todos tienen como propósito elevar la autoestima de los pacientes para que
sientan que, aún con ostomía, pueden
llevar una vida normal. Así, concluimos que el enfermero, como educador de un
ostomato debe conocer estas publicaciones para una mejor ayuda.
DESCRIPTORES
Educación en salud.
Ostomía.
Enfermería.
Na Enfermagem a educação em saúde é um instrumento
fundamental para uma assistência de boa qualidade, pois o enfermeiro além de
ser um cuidador é um educador, tanto para o paciente quanto para a família,
realizando orientações.
Neste trabalho, entendemos educação em saúde como um
processo de ensino que o enfermeiro faz com seus clientes com o objetivo deles
aprenderem a se autocuidarem, além de se tornarem multiplicadores dos
conhecimentos da área de saúde.
Nesta perspectiva de orientação ao paciente para o seu
autocuidado foi desenvolvido este trabalho, o qual enfocou a educação em saúde
voltada para adultos.
Existem muitas teorias de Educação que definem o processo
educação em saúde, umas mais rígidas, outras mais flexíveis, porém para as
autoras, a educação em saúde deve considerar que todos os elementos envolvidos
são importantes, tanto os profissionais da área quanto os pacientes, e que
devem participar de forma ativa na construção do conhecimento.
Assim, neste trabalho focamos a educação
em saúde voltada para o paciente adulto ostomizado. A ostomia é
um procedimento cirúrgico, no
qual é realizada uma abertura artificial entre o intestino e a parede
abdominal: o ostoma é o local através do qual se dá a passagem do conteúdo
intestinal(1).
O processo ensino-aprendizagem do adulto ostomizado começa
no pré-operatório, no qual a enfermeira deve estabelecer um bom vínculo com o
paciente e a família para ajudá-los a começar a compreender como é a situação
concreta a fim de melhor se adaptarem à mudança do estilo de vida.
Em seguida, no pós-operatório tem início uma abordagem
técnica relacionada ao autocuidado do paciente, que se refere em como proteger
a pele ao redor do ostoma, como trocar a bolsa de ostomia, fazer a higiene do
ostoma, como se alimentar e evitar a formação de gases.
Por fim, a aprendizagem continua no domicílio e em grupos de apoio com a
finalidade que o paciente e sua família encontrem maneiras de viver
normalmente, mesmo tendo que conviver com uma ostomia.
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